INSTITUTO JOHN GRAZ

Rua Pedroso Alvarenga, 1177 - Conjunto 11

CEP 04531-012 - São Paulo/SP

Fone: (11) 99890-0481

contato@institutojohngraz.org.br

John Graz na Semana de 22

Data: 03/11/2016 - Local: 

Trecho do livro Artes plásticas na semana de 22 [“Subsídios para uma história da renovação das artes no Brasil”] de Aracy A. Amaral. Editora Perspectiva. São Paulo, 1970.

“Todos os quadros apresentados por John Graz na exposição do Municipal tinham sido realizados ainda na Europa, em Genève, sendo dois dentre eles (Paisagem na Espanha) feitos no decorrer de sua bolsa de estudos. Uma certa transfiguração hodleriana transparece em suas telas Retrato do Ministro Gomide, e de maneira mais incisiva em sua Paisagem Suíça, onde é bem evidente o esquema de composição baseado em linhas paralelas horizontais.

Uma forte estruturação está presente nas duas paisagens espanholas, sobretudo naquela que focaliza a ponte de Honda, onde a preocupação tectônica se casa com uma sensível alteração cromática, que ganha em dramaticidade. Indiscutivelmente, ao lado de Anita Malfatti, qualitativamente John Graz se colocava, nesta exposição, juntamente com Rêgo Monteiro, como um dos pintores mais interessantes da Semana.

Se sua obra não causou maior repercussão naquele então, talvez o fato se tivesse devido à sua presença recente entre nós, ou, como no caso de Haarberg, a menores facilidades de contato com o meio-ambiente. O qual, por sua vez, aos poucos passaria a solicitá-lo de tal forma que se viu obrigado a diminuir sua atividade como pintor para atender a realizações como projetista de interiores, afrescos e painéis”. (pg. 190-192)