INSTITUTO JOHN GRAZ

Rua Pedroso Alvarenga, 1177 - Conjunto 11

CEP 04531-012 - São Paulo/SP

Fone: (11) 99890-0481

contato@institutojohngraz.org.br

Pinacoteca de SP tem exposição sobre Arte Moderna; veja obras

Data: 20/12/2016 - Local: São Paulo

Obra de John Graz faz parte da exposição “Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte moderna”.

 

Paisagem de Espanha - John
John Graz; Paisagem de Espanha; Óleo sobre tela; 1920.
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 

A Pinacoteca de São Paulo, Museu da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, apresenta desde o dia 22 de outubro de 2016 a exposição “Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte Moderna”. O intuito dessa iniciativa é reorganizar e ampliar a mostra sobre o Modernismo, que ficou exposta por quatro anos na Estação Pinacoteca e agora ocupa algumas salas no primeiro andar do edifício.

 

A mostra aborda importantes momentos do modernismo brasileiro. De acordo com a publicação no site da Pina, a exposição abrange “desde suas primeiras inovações formais, passando por questões sociais, pelo interesse nos artistas autodidatas, até a emergência da abstração lírica e geométrica”. Reunindo artistas como Tarsila do Amaral, Lasar Segall, John Graz, Portinari, Di Cavalcanti, Volpi, José Antonio da Silva, dentre muitos outros, a mostra vai até dia 26 de agosto de 2019.

 

A exposição é composta por uma seleção de três acervos: o da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o da Coleção Roger Wright e o da Fundação José e Paulina Nemirovsky, compreendendo mais de 100 obras. No processo de concepção da exibição, foi pensada uma conexão entre a exposição do segundo andar “Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo” com a “Vanguarda brasileira dos anos 1960 – Coleção Roger Wright”, recentemente inaugurada. Desse modo, a Pinacoteca é o primeiro museu do Brasil a contar uma História da Arte do Brasil colonial até os anos 1970.

Confira abaixo obras que estarão presentes na exposição:

tarsila-do-amaral-antropofagia-1929
Tarsila do Amaral; Antropofagia; Óleo sobre tela; 1929.
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
ernesto de fiori - homem andando
Ernesto de Fiori; Homem Andando; Escultura em bronze; 1936/1937.
Acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

 

* Para maiores informações, acessar o site da Pinacoteca sobre a exposição: http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/default.aspx?c=exposicoes&idexp=1354&mn=537&friendly=Exposicao-Arte-no-Brasil-Uma-historia-na-Pinacoteca-de-Sao-Paulo-Galeria-Jose-e-Paulina-Nemirovsky-%96-Arte-moderna

Seja avisado quando publicarmos novos artigos como este. Basta preencher seu e-mail abaixo e clicar em Subscribe.

* indicates required