INSTITUTO JOHN GRAZ

Rua Pedroso Alvarenga, 1177 - Conjunto 11

CEP 04531-012 - São Paulo/SP

Fone: (11) 99890-0481

contato@institutojohngraz.org.br

O INSTITUTO

Fruto do empenho de Annie Graz, o Instituto John Graz é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 2005. O Instituto tem como missão preservar, estudar e difundir a obra do artista John Graz em suas diversas influências estéticas e nas suas relações com a sociedade brasileira ampliando sua discussão nos âmbitos artísticos, educacionais, acadêmicos e profissionais – e, por consequência, na sociedade como um todo.

O Instituto John Graz busca, ao difundir e consolidar a obra do artista, diluir as fronteiras estabelecidas entre as artes plásticas e o design, além de contribuir para a preservação do patrimônio cultural, assim como para a ampliação do repertório cultural da sociedade brasileira.

O Instituto atua a partir de três eixos de atuação: cultural, educacional e social.

annie_e_John Graz casamento

Cultural:

– Realiza pesquisa, conserva e documenta a obra do artista;

– Resgata e difunde os princípios de atuação do artista, como sua contribuição para a formação, valorização e reconhecimento da identidade cultural brasileira;

– Executa e apóia a produção de reedições de obras do artista como móveis, luminárias, gravuras, relevos, objetos, jóias, esculturas e fotografias;

– Estimula a releitura e a interpretação da obra de John Graz através de artistas contemporâneos;

– Apoia a confecção de publicações individuais e coletivas, visando a difusão de uma obra que considera essencial e, portanto, necessário o seu conhecimento pelo público.

Educacional:

– Desenvolve e apóia a realização de materiais e outras atividades em torno de John Graz e sua obra;

– Estimula a criação e difusão de cursos, palestras e oficinas nas áreas das artes plásticas, design, arquitetura de interiores e afins.

– Nas exposições, o Instituto John Graz busca, sempre que possível, organizar visitas para alunos e professores de escolas públicas e particulares, guiadas por arte-educadores especializados que trazem elementos e fazem conexões para compor um aprendizado interdisciplinar.

– Aproximar públicos de todas as faixas etárias e classes sociais e ampliar o (re)conhecimento do trabalho do artista como fonte referencial da história das artes plásticas e do design brasileiros é parte fundamental de nosso trabalho.

Social:

– Disponibiliza o acesso à obra do artista por meios eletrônicos e impressos: através do rico acervo disponibilizado no site do Instituto; através dos catálogos das exposições, que contêm imagens em alta qualidade e textos críticos, e são, sempre que possível, distribuídos ou cedidos gratuitamente; assim como através da participação de exposições individuais e coletivas, em geral gratuitas;

– Colabora com projetos nas áreas de artes plásticas, design, arquitetura de interiores e correlatas que visem a inclusão social;

– Dialoga com outras instituições, sempre em busca de parcerias que estimulem o interesse pelas artes por parte da sociedade, pensando a Arte como um forte instrumento de mudança.